MARCADORES DE AIRSOFT EXISTEM OU NÃO?




O termo “marcador”, para quem não sabe, vem do Paintball. Nos jogos de paintball, os jogadores possuem armas que disparam esferas. Essas esferas possuem tinta em seu interior. No momento em que o oponente é atingido, ele é automaticamente marcado por essa tinta. No Airsoft, o termo “marcadores de airsoft” pode ser usado quando nos referimos as BBs marcantes. As BBs marcantes podem ser de 2 tipos: as que estouram um liquido e as envolvidas por um tipo de cera. A utilização das BBs que estouram um líquido (tinta) não é aconselhada! As mesmas podem danificar o mecanismo interno da arma. Já as BBs envolvidas por cera são as mais indicadas e por serem envolvidas por esse tipo de cera ao atingirem um alvo deixam o mesmo marcado.

Entenda o que é um simulacro e uma arma de pressão:

Apesar dos Correios e algumas transportadoras entenderem o airsoft como simulacro, de acordo com a portaria 002-Colog, o Paintball e o Airsoft se encaixam na definição de ARMA DE PRESSÃO (art.2). Não podem ser consideradas SIMULACRO. É muito comum ouvir que as marcadoras de paintball ou as AEG/GBB/AEP de airsoft sejam simulacros. Por se parecerem com armas de fogo, porém, a lei é clara sobre este tema, as armas de paintball e de airsoft se enquadram como arma de pressão por ter aptidão ao tiro.

Réplica ou simulacro de arma de fogo. Para fins do disposto no art. 26 da Lei 10.826/03 é um objeto que visualmente pode ser confundido com uma arma de fogo. Mas que não possui aptidão para a realização de tiro de qualquer natureza;

Arma de pressão: arma cujo princípio de funcionamento implica no emprego de gases comprimidos para impulsão do projétil. Os quais podem estar previamente armazenados em um reservatório ou ser produzidos por ação de um mecanismo, tal como um êmbolo solidário a uma mola.

Significado dos termos: GBB, AEG, AEP, SPRING

GBB: Gás BlowBack é uma definição para armas que tem ação por Gás, CO2 ou outros especiais, esses modelos necessitam porte e guia de tráfego para comercialização para ser legalizado. A Burocracia é semelhante a comprar uma arma de fogo.

AEG: Airsoft Eletric Gun. São os rifles e metralhadoras elétricos, que funcionam através de um motor elétrico (gear box) acoplado ao pistão de ar. São armas automáticas que disparam vários tiros por minuto. Funcionam com uma bateria que pode ser recarregada.

AEP: Airsoft Eletric Pistol são as pistolas elétricas, também necessitam de bateria para funcionar, e pode variar com tiros sequenciais, automático, semiautomáticos e ter ou não trava de segurança.

SPRING: Airsoft Spring são armas que não precisam de bateria nem pilha para funcionar, são armas com ação por mola. Geralmente as Springers são monotiro, ou seja, um tiro por vez, sem sequência de disparos.


Sobre a compra de acordo com a Lei:

As armas de pressão por ação de mola, de calibre igual ou inferior a 6mm poderão ser adquiridas no mercado nacional sem a necessidade de CR (certificado de registro).

Sobre o transporte de acordo com a Lei:

As armas de pressão por ação de mola e calibre igual ou inferior a 6 mm (aegs e springers) não necessitam de GUIA DE TRÁFEGO para o transporte. A G.T. só é obrigatória para as armas por ação de gás. De qualquer calibre e para as de mola de calibre acima de 6mm (por ser restrito) – artigo 13, paragrafo 1

O transporte das armas de pressão de airsoft (mola e calibre menor que 6mm) só poderá ser efetuado com a nota fiscal original. Comprovante da origem lícita da aquisição – artigo 13, paragrafo 2.

O transporte deve ser feito de forma discreta. Não pode ser conduzida ostensivamente – artigo 13 paragrafo 3. Ou seja, transportar dentro do porta malas, em bolsa ou mochila própria. O airsoft precisa ser transportado desmuniciado e sempre com a ponta laranja.





FONTE AIRSOFT: Link 



Comentários

Postagens mais visitadas